Japoneses poderão assistir a parte das Olimpíadas 2016 em 8K

Jogos deste ano serão utilizados como teste para uso da tecnologia

Publicado em 16/03/2016

A tecnologia avança a cada instante e nem sempre andamos na mesma velocidade. Porém, o Japão quase sempre está à frente nesse quesito. Uma prova disso é o anúncio da Olympic Broadcasting Services (OBS), que informa que parte dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, será transmitida em tecnologia 8K, com resolução de 7680x4320, para o país oriental.

Serão transmitidas cerca de 130 horas de competição com a sucessora da 4K, além da cobertura das cerimônias de abertura e encerramento. Porém, somente um modelo de televisão disponível no Japão possui essa resolução: o Sharp LV-85001, cuja definição é até 16 vezes maior do que a das Full HD.

As Olimpíadas em solo brasileiro serão apenas um teste. Acredita-se que os Jogos de Tóquio, em 2020, terão transmissão completa em 8K. A edição deste ano utilizará a resolução Full HD e som 5.1 para 220 países. A transmissão também terá opção para realidade virtual. Caso o telespectador possua o dispositivo em casa, poderá desfrutar do recurso ao longo das disputas.