'Star Trek': conheça os 6 capitães que fizeram história na série

Produção que estreou na televisão em setembro de 1966 completa 50 anos de existência

Publicado em 16/09/2016

Clássico da ficção-científica e referência da cultura geek, Star Trek completa incríveis 50 anos de vida longa e próspera. Com o episódio The Man Trap, idealizado por Gene Roddenberry, a série estreou na televisão no dia 8 de setembro de 1966. De lá pra cá, diversos capitães foram responsáveis por comandar a Enterprise, a espaçonave mais famosa da cultura pop. Conheça os líderes mais notáveis da franquia:

Kirk (1966)

O mais famoso capitão foi, sem dúvida, o mais aventureiro e audacioso. Ele era um líder carismático e demonstrava lealdade à sua tripulação. Famoso por quebrar regras, Kirk tinha uma marcante habilidade tática em batalhas.

Jea Luc Picard (1987)

Com aparição em Star Trek: The Next Generation, sua personalidade era analítica, diplomata e acadêmica. Era um apaixonado por arqueologia e literatura.

Benjamin Sisko (1993)

Em Star Trek: Deep Space Nine, esse capitão era mais diplomata, do que explorador. O seu temperamento forte e a capacidade de ignorar regras, ajudaram-no a agir, eficientemente, durante a Guerra contra o Dominion, para garantir vantagens táticas para a Federação.

Kathryn Janeway (1995)

Ela foi a primeira mulher a assumir o posto de capitã na série. Filha de um Vice-Almirante, em Star Trek: Voyage, ela era cientista e tinha um grande respeito pelos regulamentos da Frota. Mas, não lhe faltava respostas ácidas em momento de crise.

Mackenzie Calhoun (1997)

Esse capitão inspirou Mel Gibson em Coração Valente. Ele era audacioso e conhecido pelo sexto sentido em relação ao perigo. Ele foi criado especialmente para a série de livros New Frontier, escrita poe Peter David, por isso não apareceu nas séries ou filmes.

Jonathan Archer (2001)

Uma mistura de Han Solo e Chuck Yeager. No começo, ele se limitava a pilotar a nave pela qual o seu pai trabalhou, mas com o tempo assumiu a responsabilidade de proteger a tripulação.

Foto: Divulgação