TV 80 anos: confira a primeira transmissão regular do mundo

Cantora Adele Dixon foi a grande estrela da noite de abertura; assista ao vídeo

Publicado em 08/11/2016

Há exatos 80 anos, inaugurava o primeiro serviço regular de televisão do mundo, comandado pelo canal inglês BBC. O marco mundial aconteceu diretamente do prédio Alexandra Palace, norte de Londres. A atriz e cantora Adele Dixon (foto acima) foi a grande estrela da noite de abertura, transmitida por imagens feitas em 240 linhas horizontais, formato considerado como de "alta definição" para época.

Foram 18 meses de trabalho até que o serviço estivesse pronto para o lançamento, mas apenas 400 aparelhos estiveram sintonizados na cerimônia, que durou uma hora. Veja o vídeo da primeira transmissão, sem legenda:

 

Curiosidade:

Ao todo, eram apenas duas horas de programação diária. Destaques para a coroação do rei George VI, em 12 de maio de 1937. Já em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, as transmissões tiveram que ser interrompidas. O retorno ocorreu no final do conflito, no dia 7 de junho de 1946.

Segundo um levantamento realizado de abril até junho de 2015, as transmissões da BBC atingem uma audiência média semanal de 45,9 milhões de espectadores. Após o advento dos canais de streaming, disseram que a televisão tinha seus dias contatos. Será?

Foto: Divulgação